IMPLANTODONTIA – ClinsVida
Implantodontia

Procedimentos

Carga Imediata

Implante Dentário com Carga imediata
Tratamento rápido para repor dentes

A perda de dentes pode alterar a qualidade de vida das pessoas. Pode haver comprometimento da estética dental e diminuição da capacidade de mastigação pois uma prótese móvel ou dentadura é muitas vezes pouco eficiente. A cirurgia de implante dentário deve ser feita o mais rápido possível para reduzir o processo de atrofia do osso ocorra na região que perdeu o dente. Os implantes permitem hoje que utilizemos uma prótese dentaria fixa de um dente ou todos os dentes, e a mastigação de todo o tipo de alimento, com firmeza e estética.

Em geral, leva-se de 3 a 5 meses para que o implante dentário se cicatrize, antes da colocação do dente definitivo, por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante dentário esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente.

Devido aos avanços científicos, hoje é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes dentários. Essa tecnologia, conhecida como Carga Imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados

Substituição de dentadura por prótese fixa com implantes dentarios:

cargaimediata01

Os implantes podem ser utilizados para fixar coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou de todos os dentes e ainda dentaduras. Com a popularização dos implantes, os tratamentos que antes tinham custo elevado hoje em dia se tornaram muito mais viáveis.

As próteses são muito duráveis, mas pode haver necessidade de trocar a prótese em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.

Prótes protocolo Superior

protocolo-3

Dúvidas sobre implantes

Quero fazer um Implante mas tenho medo, o que fazer?
A instalação de um implante dentário é um procedimento muito simples. Em caso de um implante unitário, não deve levar mais do que 30 minutos. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você poderá trabalhar no dia seguinte. A colocação do implante no osso, impressiona os pacientes, porém é importante dizer que no osso há pouca invervação para dor, sendo apenas a gengiva que traz a sensibilidade, que é facilmente controlada por meio de medicamentos. A sedação consciente pode ser usada para diminuir a ansiedade.

O que são implantes osseointegrados?
São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade universal. São normalmente parafusos de titânio colocados em áreas desdentadas e que apresentam capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais de maneira semelhante aos dentes naturais. Normalmente é colocado em duas etapas: uma para a inserção do implante de titânio propriamente dito – cirurgia mais extensa – e outra, alguns meses após, para a colocação de dispositivos que suportarão as próteses. Estas podem ser confeccionadas em curto período após a esta segunda etapa.

Qual a chance de um implante dar certo?
Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes). Este índice de sucesso porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca. Os índices de falha em desdentados totais inferiores é próximo a 0% (zero por cento) e na região posterior da maxila, com osso pouco denso e após a colocação de implantes curtos (devido aos seios maxilares), a taxa pode chegar a 33%.

Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior. Existe, porém, um certo risco inerente a qualquer intervenção cirúrgica – como infecção pós-operatória, edema demasiado e alguns outros, mas em índices muito baixos e que não contra-indicam a técnica.

Devo voltar ao dentista depois de colocar os dentes?
É necessário no mínimo um controle clínico radiográfico a cada ano. É também uma obrigação do paciente comparecer a estes controles.

Se não existir osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?
Sim, Na área da maxila podem ser feitas cirurgias para aumento de rebordo e/ou levantamento do seio maxilar, retirando-se osso do mento (queixo), do ramo da mandíbula ou da crista ilíaca. Na mandíbula o desvio do nervo alveolar inferior também pode ser realizados, mas as seqüelas pós-operatórias deste último diminui sua grandemente sua indicação.

Pelo fato de ser um material estranho existem riscos de rejeição ou de contaminação com vírus por exemplo? Como um implante é esterilizado?
Não ocorre rejeição, pois o titânio é um material imunologicamente inerte. Quanto à contaminação, quando ocorre normalmente ‘por via cirúrgica e não por falhas do processo de fabricação. Qualquer dos métodos normalmente utilizados para esterilização do implante – estufa ou autoclave – oferecem total segurança.

Posso comer de tudo após a colocação das próteses? E se fraturar algum dente da prótese, o implante está perdido?
Não, mas as restrições não são muito severas. Certos alimentos podem fraturar até mesmo dentes naturais. De qualquer forma, uma alimentação com um mínimo de cuidados é suficiente para a preservação dos dentes das próteses suportadas por implantes. Um dado positivo é que o reparo de dentes fraturados é relativamente fácil.

E se o implante falhar, qual o melhor procedimento?
Pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes curtos. É sem dúvida um risco do processo. A melhor alternativa é tentar novamente, principalmente se houver osso suficiente, pois o osso após a remoção do implante tende a se tornar um pouco mais denso. O melhor é não ter pressa excessiva para resolver o problema, que é muito desagradável, mas inerente ao procedimento ainda que não ocorra freqüentemente. Normalmente em áreas de maior risco de perda o paciente deve ser convenientemente avisado previamente à cirurgia.

Tenho prótese superior total. Gostaria de saber da possibilibidade de uma overdenture sem palato. Quantos implantes? Quais os custos?
A overdenture sem palato é uma boa opção. Para fazê-la são necessários ao menos 4 implantes.Outra opção é fazer uma prótese fixa sobre implantes. Nesse caso são necessários entre 4 a 6 fixações.Os custos desse tipo de tratamento são variáveis e sua realização depende de exames prévios para prever a disponibilidade óssea da região.

Gostaria de fazer meu tratamento dentário pois sei como isso é importante, mas tenho verdadeiro pavor do tratamento e imagino como deve ser caro.
Nos dias de hoje dispomos dos mais recentes avanços na implantodontia, com valores muito acessíveis. Os tratamentos podem ser parcelados para facilitar o pagamento.

Preciso realizar uma cirurgia de levantamento de seio maxilar (bilateral), para colocação de implantes na parte superior. Gostaria de saber quais os riscos? Como funciona o pós operatório? Se sentimos dores grandes?

Enfim, tudo que se faça necessário para a minha tranqüilidade e decisão neste assunto.
A cirurgia de levantamento de seio maxilar é um procedimento seguro e rotineiro nas atrofias da maxila. O risco maior é de insucesso da cirurgia pela perfuração de uma membrana muito fina do seio maxilar.O pós operatório normalmente é muito bom, podendo haver leve dor e inchaço. Se estiver bem indicado deve ser feito, pois é a melhor forma de obter a reabilitação da área posterior da maxila.

Gostaria de saber sobre a possibilidade de fazer a substituição de duas próteses removíveis com grampos por próteses fixas sem grampos ou implante. Gostaria e de acabar com a visualização dos grampos no sorriso.
Um tratamento como o seu aparenta pequena complexidade e pode ser concluído em um prazo curto, segundo nossa filosofia de Day clinic. Sugerimos sempre que seja feito também um clareamento dental para que todo o sorriso se torne mais branco e esteticamente mais bonito. Caso o Sr tenha interesse em um estudo mais detalhado de seu caso, seria de grande ajuda o envio de uma radiografia panorâmica e fotos de sua arcada.

Uso dentadura inferior e superior, tenho 52 anos, posso recuperar minha dentição? É possível informar custos?
Hoje em dia é possível recuperar a dentição, pois existem múltiplas alternativas, principalmente com implantes dentários. Para passar orçamento preciso de estudos mais detalhados por meio de exames, que podem ser facilmente feitos.

Implante passo-a-passo

Conheça agora as principais etapas de tratamento das perdas dentais mais comuns:

1. O cirurgião-dentista realiza um primeiro exame clínico e radiográfico da região, a fim de planejar oprocedimento.

Antes do Procedimento
2. Nesta consulta o paciente será orientado quanto aos tipos de tratamento, tempo de execução, materiais utilizados e durabilidade dos trabalhos (Os implantes Nobel Biocare, empregados na rede Smile Center, são feitos para durar por toda a vida!). Recursos áudio-visuais serão apresentados para esclarecimento dos pacientes.

3. Exames de sangue são solicitados, uma moldagem preliminar é realizada e o planejamento financeiro estabelecido.

4. A colocação do implante é um procedimento rápido (cerca de 4 minutos) e bastante confor tável, muitas vezes realizada com o paciente sedado (sob efeito de calmante aplicado pelo médico), com toda segurança e conforto.

Durante o Procedimento
5. Dentes provisórios (em casos parciais) ou definitivos (em perdas totais) podem ser instalados imediatamente na maioria dos casos, preenchendo o espaço da(s) falha(s) dental(is) e facilitando a cicatrização das gengivas.

6. Orientações de higienização são realizadas e medicações prescritas.

7. Após 45 dias o dente provisório (nos casos parciais) é removido e o dente definitivo (de porcelana) instalado. Faz-se uma nova radiografia e recomenda-se o retorno periódico semestral para manutenção.

Após o Procedimento
8. Treinamento da dicção com fonoaudióloga e pequenos ajustes oclusais podem ser executados, finalizando o tratamento ativo.

Implante unitário

Após a perda dente, a melhor opção para repô-lo é por meio de um implante dentário. O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

  • Os dentes vizinhos permanecem intactos
  • O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural
  • Resultados estéticos e funcionais excelentes
  • Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (4 sessões)
  • Não sofre de doenças como cáries e infiltrações
  • Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante

A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas.

Seqüência de tratamento com um implante unitário – Dente individual:

O Especialista
Dr. Candido Lins

CRO BA 7754
• Especialista em Implantodontia e Cirurgia Reconstrutiva pela Funorte.
• Residente em Cirurgia Buco Maxilo Facial pelo HOSPITAL FERREIRA MACHADO, Campos dos Goytacazes-Rj ,durante 2 anos.
• Pós graduado em Prótese Fixa pela Faculdade de Odontologia de Campos (FOC-RJ).

Frequentador assíduo de Congressos Internacionais como:
• CIOBA ( Congresso Internacional de Odontologia de Bahia );
• CIOSP ( Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo );
• FDI ( Annual World Dental Congress ).

implanteunitario01
O paciente necessita repor um dente ausente e o Dentista realiza exames prévios como radiografias e tomografias

implanteunitario02
O implante é instalado. Neste momento, uma coroa provisória pode ser instalada imediatamente em alguns
casos. Agora é necessário esperar alguns meses para que a completa cicatrização da região ocorra.

implanteunitario03

 

O próximo passo é a instalação de uma coroa definitiva.

implanteunitario04
Você deve esperar um novo dente que funcione e tenha a estética de um dente natural. Os cuidados de higiene
são os mesmos para o dente e a gengiva.

Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Adesivas

Atualmente há três alternativas para a colocação de implantes. Veja abaixo:
1. Prótese Fixa: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada e a necessidade de desgastar os dentes saudáveis para apoiar a prótese.

2. Prótese Adesiva: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada, porém não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Por ser feita de porcelana, tem um bom aspecto estético mas possui durabilidade muito curta e rapidamente se destaca. Pode ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.

3. Prótese Removível: Não é considerada uma solução permanente, pois é instável e pouco firme, o que afeta a mastigação e o conforto. Este tipo de prótese é feito de um plástico rígido. É de confecção rápida e barata, podendo ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.

Implantes múltiplos

implantesmultiplos03Após a perda de vários dentes, a capacidade de mastigação pode estar muito comprometida, assim como a estética do sorriso. Neste caso, a melhor opção é utilizar vários implantes dentários. A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas.
O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

  • Os dentes vizinhos permanecem intactos
  • A prótese é fixa sobre os implantes o que propicia resultados estéticos e de mastigação excelentes
  • Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (6 sessões)
  • Não sofre de doenças como cáries e infiltrações

Seqüência de Tratamento para uma Prótese Fixa sobre Implante:

implantesmultiplos01

O paciente tem a ausência dos últimos dentes da arcada inferior direita. A melhor alternativa é utilizar uma prótese fixa sobre Implantes. Os implantes são instalados em uma única sessão, em um procedimento rápido e simples. A Prótese cerâmica é instalada após o período de cicatrização após 3 a 6 meses. A Nova prótese vai suportar a mesma força de mastigação que seus dentes naturais. Você terá uma solução estável e segura que permitirá a você comer tudo o que quiser.

Fotos de antes e depois com implantes dentários totais foram removidas por questões éticas. Temos em nossa clínica diversos exemplos que continuarão a disposição dos pacientes.

implantesmultiplos02

Prótese Removível
Como alternativa para a colocação de implantes múltiplos temos as próteses removíveis:

Esta alternativa é normalmente desconfortável e mais complicada de usar. Devido à sua mobilidade em boca, a capacidade de mastigação não pode ser comparada à de uma Prótese Fixa. Está prótese é feita de plástico e tem uma estrutura com grampos de metal, o que afeta a sua aparência.

Overdenture

O que é Overdenture?
Overdenture é uma prótese de simples confecção, normalmente instalada sobre dois pinos de titânio, dando condições adequadas de retenção e segurança na fixação. É uma prótese removível, de todos os dentes, que tem uma segurança maior de fixação de que uma prótese convencional (dentadura), pois é fixada sobre os pinos de implantes.

Quais as vantagens em usar uma Overdenture?
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação, repondo os dentes ausentes ou perdidos de forma mais estável que uma dentadura.

Como é feito a Overdenture?
Depois de instalar os implantes, (pinos de titânio que substituem a raiz do dente), o cirurgião-dentista irá fixar a prótese sobre os implantes já cicatrizados. Este período irá variar de paciente para paciente e, podendo ser imediata ou até 4 meses.
É realizado o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias (protético). Depois de pronta a prótese, algumas consultas são necessárias para determinação da altura, tamanho e formato dos dentes, sendo sempre todas as etapas acompanhadas pelo dentista. Depois dessa etapa a prótese é fixada no pino de implante, finalizando dessa forma o seu tratamento.

supported-dentures1overdenture2

Abrir chat
Precisa de ajuda?