ESTÉTICA DENTAL – ClinsVida
Facetas em resina e lente de contato dental

Faceta em Resina

Lente de contato dental

Existem algumas alternativas para transformar o sorriso do paciente fazendo mudanças na forma , cor, textura , brilho e tamanho dos dentes . Como as facetas de resina composta e as lentes de contato dental.

Existem as indicações mais adequadas para uma e outra técnica , entretanto indicamos para maioria dos casos as facetas de resina composta . Limitamos a indicar as lentes de contato dental para os casos onde os paciente já possuem tratamento de canal nos dentes anteriores e dentes menos preservados . Ou seja , a maioria das pessoas que procuram mudanças estéticas nos dentes anteriores , possuem dentes mais conservados e assim indicamos as facetas em resina composta.

Lente de Contato Dental ou Faceta de Resina: o que é melhor?

Escolher o melhor tratamento estético dentário não é fácil, e uma das dúvidas mais comuns é sobre as diferenças entre a Lente de Contato Dental e Faceta de Resina. Assim o melhor depende de cada caso , por isso o ideal é uma valiação e planejamento pelo profissional para assim você saber qual a melhor para o seu caso .

O que é uma Faceta de Resina?

A faceta de resina, é uma cópia idêntica de um dente natural realizada através da adição de resina composta , através da escultura dental direta na boca do paciente sem a necessidade de laboratório protético . A resina recobre a parte da frente do dente como uma capa. Desta forma mascara imperfeições que mereçam tratamento, seja uma mancha, fratura, trinca , desgaste ou aparência envelhecida do dente.

A faceta normalmente não precisa de desgaste da superfície do dente, somente o dentista poderá avaliar cada situação. E é realizada diretamente no consultório odontológico. Ou seja, se você quer ter um belo sorriso, de forma rápida , prática , e sem desgatar nada ou quase nada dos seus dentes  a faceta de resina é uma excelente opção.

Indicações:

Todas as indicações priorizam a estética , a forma e a função do elemento dentário.

  • Modificação da forma ou posição dos dentes* – tem sua indicação favorável em casos de dentes levemente mal posicionados;
  • Correção estética de defeitos estruturais (como manchas ou alterações na superfície do dente);
  • Modificação de cor – dentes com alteração de cor que não respondem bem ao clareamento dental ;
  • Restauração de lesões cariosas.
  • Reconstrução de fraturas;
  • Dentes curtos , desgatados ou quebrados ;
  • Dentes desalinhados*, com espaços entre eles (diastemas);
  • Dentes com formato irregular ou má formações;

*No caso de dentes mal posicionados, se for um leve mal posicionamento pode resolver com as facetas, mas se for bastante só com ortodontia.

O que é Lente de Contato Dental?

As lentes de contato dental ou lentes de contato de porcelana, são “capas” de cerâmica projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes.
Funcionam de forma muito parecida com as facetas de resina, e quando coladas na superfície do dente, as lentes de contato dental podem mudar sua cor, forma, tamanho ou comprimento dos dentes normais.
É um tratamento estético que normalmente necessita de mais consultas para sua finalização , mais custo e desgaste do dente para a cimentação da lente .
A espessura da peça varia de 0,3 mm a 0,5 mm de espessura, que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental. Por isso muitas vezes é possível realizar esse procedimento com pequeno desgaste do dente.

Indicações:

As lentes de contato dentais são indicadas para corrigir:
Dentes desgastados, lascados ou quebrados;
Dentes desalinhados*, com espaços entre eles (diastemas);
Dentes com formato irregular ou má formações;

Dentes com leve alteração de cor, entretanto, nestes casos é necessário desgaste da superfície dental, para que o laminado tenha uma espessura suficiente para recobrir e mascarar a cor do dente. Quanto maior a alteração da cor, maior a necessidade de desgaste.


Mas afinal qual a diferença entre a Lente de Contato Dental e a Faceta de Resina?

A grande diferença entre as duas está no material que é utilizado , no desgaste , custo , tempo de tratamento e manutenção.

A Faceta de Resina é feita de resina composta, tem um resultado excelente sem a necessidade na maioria dos casos de desgaste do dente , mais rápido , aspecto mais natural , mais econômico e necessita de polimento periódico para manter brilho e cor ideais .

A lente de contato dental é feita de porcelana , necessita de laboratório , precisa de desgaste ,  mais sessões clínicas , maior custo e não necessita de polimento periódico

É importante salientar que a resina permite reparos e muitas vezes é possível fazer apenas um polimento da superfície ao invés da troca de toda a restauração , enquanto as lentes de contato dental não permite reparo , em caso de algum dano só repara trocando a lente toda.

Como saber se a lente de contato dental ou faceta de resina é melhor para meu caso?

Para saber se é melhor usar Faceta de Resina ou Lente de Contato Dental, o melhor é conversar com seu dentista depois de uma avaliação detalhada , onde ele vai avaliar a condição dos seus dentes , suas expectativas e sua higienização .

Outros fatores a considerar na hora da escolha do procedimento são:

A faceta de resina normalmente pode ser realizada em menos consultas. Então se você tem muita pressa, pode ser uma opção melhor.

As facetas de resina, em geral, custam mais barato que as lentes de contato dental. Isso se deve principalmente ao fato de a lente de contato dental ser confeccionada em um laboratório especializado, o que agrega custos ao procedimento.

Quanto tempo duram as facetas de resina e as lentes de contato dentais em nossa boca?

A durabilidade tanto da lente de contato dental, quanto da faceta de resina é longa, 6 a 12 anos , mas depende muito dos cuidados que temos com nossos dentes. Não são necessários procedimentos especiais de higiene bucal, mas é importante que seja mantida boa escovação , uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista . Além disso não se deve usar os dentes para abrir potes ou embalagens, nem roer unhas.

Cuidado adicional deve ser tido em pessoas que tem bruxismo.
O cigarro, alimentos ácidos e o ranger dos dentes são fatores que podem danificar o trabalho .
Lembrando sempre que a durabilidade depende dos hábitos de cada pessoa , tanto de higiene como mastigatório.
Agora que você já sabe a diferença de cada uma das opções de tratamento, agende uma consulta para saber mais.

O Especialista
Dr. Candido Lins

CRO BA 7754
• Especialista em Implantodontia e Cirurgia Reconstrutiva pela Funorte.
• Residente em Cirurgia Buco Maxilo Facial pelo HOSPITAL FERREIRA MACHADO, Campos dos Goytacazes-Rj ,durante 2 anos.
• Pós graduado em Prótese Fixa pela Faculdade de Odontologia de Campos (FOC-RJ).

Frequentador assíduo de Congressos Internacionais como:
• CIOBA ( Congresso Internacional de Odontologia de Bahia );
• CIOSP ( Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo );
• FDI ( Annual World Dental Congress ).

Abrir chat
Precisa de ajuda?