Bruxismo infantil, o que fazer? – ClinsVida
Crianca Com Boca Semi Aberta Mostrando Os Dentes Foto Schankzshutterstockcom 0000000000016804

Bruxismo infantil, o que fazer?

Muitas crianças desenvolvem um distúrbio chamado bruxismo, que são alterações nos movimentos dos músculos da mastigação, podendo ser caracterizado pelo apertar (sem ruído) ou ranger (com ruído) dos dentes, durante a vigília (acordado) e/ou durante o sono.

Se for persistente, desgasta os dentes, modifica a estrutura óssea e sobrecarrega os músculos dos maxilares, aumenta a pressão na cabeça levando a dor de cabeça.

 As causas do bruxismo podem ser diversas: alterações emocionais importantes, descontrole psicológico, “bullying”, estresse, problemas respiratórios e alérgicos, herança genética, refluxo gastroesofágico, entre outros.

O Controle e a abordagem clínica do bruxismo dependem do grau de severidade e da causa, envolvendo uma equipe multidisciplinar. .

As formas de controlar o bruxismo podem ser:

  1. Praticar HIGIENE DO SONO, ou seja, preparar a criança para dormir bem, de preferência no mesmo horário e a quantidade de horas indicadas para cada faixa etária, não dormir de estômago cheio e nem vazio, evitar discussões ou agitações antes, não ingerir bebidas estimulantes, evitar assistir tv, “tablets”, “videogame” por pelo menos 1 hora antes, reduzir barulho e claridade no quarto.
  2. Praticar esportes.
  3. Cuidar da parte respiratória
  4. Dar atenção de qualidade às crianças etc..

Nem sempre, a criança que tem bruxismo levará o problema para a vida adulta. O Odontopediatra poderá ajudar certamente!

– Freios

Os freios ou frênulos bucais são membranas que conectam s lábios às gengivas – Freio Labial Superior e Inferior – e a língua ao assoalho da boca – Freio Lingual. .

Em algumas pessoas, estes freios podem ser alterados, espessos demais e/ou curtos, sendo necessária em alguns casos a sua correção cirúrgica, denominada de Frenectomia.

As alterações nos Freios Labiais, especialmente no freio SUPERIOR, impedem muitas vezes de se realizar uma higiene adequada dos incisivos, porque a escova bate no freio, machucando-o e causando grande desconforto à criança. Por sua vez, não conseguindo higienizar adequadamente esta região dos incisivos, é comum acontecer também inflamação da gengival local, com posterior formação de bolsa (gengiva aumenta de volume), perda de osso e dos próprios dentes desta região.

Quanto à alteração no Freio Lingual, chamamos de anquiloglossia ou a famosa “língua presa”, porque ela pode ficar com seus movimentos comprometidos, interferindo nas funções orais, como sucção, deglutição, mastigação e fala. Além disso, em bebês, a anquiloglossia pode dificultar ou até mesmo atrapalhar no aleitamento materno.

A idade correta para se realizar a cirurgia deve ser avaliada individualmente levando em consideração vários fatores além da alteração física propriamente dita.

feiolabial

Abrir chat
Precisa de ajuda?