Aftas: O que são e como tratá-las? – ClinsVida
Aftas O Que Sao E Como Trata Las

Aftas: O que são e como tratá-las?

A afta, denominada na literatura médica por úlcera aftosa ou estomatite aftosa, trata-se de áreas de erosão em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente são brancas ou amarelas, com áreas de no máximo 1 cm, rodeadas por uma área vermelha brilhante e bastante dolorosa. Doem por 7 a 10 dias, e desaparecem entre 1 a 3 semanas. Em alguns casos, podem vir acompanhadas de febre, insônia e inquietação.

Suas causas não são precisamente definidas, mas podem estar ligadas à queda da imunidade (defesa do organismo), estresse emocional, dieta pobre em vitaminas e minerais (principalmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12), menstruação, alterações hormonais, alergias a alimentos e medicamentos, escovar os dentes com muita força, morder a língua e bochechas ou devido a algum tratamento odontológico.

Normalmente não é necessário tratamento medicamentoso para a afta, pois ela tende a desaparecer por si só em no máximo 3 semanas. Mas, deve-se ater aos alimentos, pois os apimentados, muito salgados e condimentos agravam as dores. Alimentos e frutas ácidas, como o abacaxi e limão também só pioram a lesão.

Abrir chat
Precisa de ajuda?